Sobre Nós

 

  HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS

 

Á SADIAS desenvolve na cidade de Petrópolis - RJ, no bairro Morin, um projeto com os moradores desta comunidade e das adjacências como as comunidades da Floresta, Cascatinha, Bairro Esperança, Carangola, Independência, Amazonas dentre outras.

Tendo como objetivo principal o atendimento de aproximadamente 200 crianças e adolescentes com idades entre 14 e 18 anos incompletos. Aos sábados a instituição oferece atendimento a outras crianças e jovens que só podem estar participar neste dia, onde frequentam as oficinas e recebem alimentação e orientações durante todo o período em que participam do projeto.

Os participantes do projeto recebem alimentação no local, sendo servido almoço, café da manhã e lanche para os atendidos durante os dias de semana e aos sábados, por permanecerem na instituição durante um longo período de tempo.

Os assistidos pelo projeto SADIAS, recebem acompanhamento periódico da equipe técnica e são avaliados a cada dois meses, e suas famílias contam com a participação desta equipe para lhes oferecer o suporte necessário durante a participação no projeto.

Dentre os profissionais que atuam nesta instituição, temos 30 educadores, que visam à melhora no rendimento escolar; buscam o desenvolvimento de aptidões cognitivas - motoras; capacitação profissional nas seguintes áreas: corte e costura, cognitivas - motoras; capacitação profissional nas seguintes áreas: corte e costura, culinária, bordado, tricô e croché, pintura em tecido, pintura em madeira, ponto cruz, artesanato com materiais recicláveis, artesanato em madeira e cerâmica, marcenaria, estamparia, informática, dança, teatro, canto/ coral e musica, cabeleireiro e barbeiro, manicure e pedicure e padaria e confeiteiro. Além dos educadores a equipe técnica da instituição é composta ainda por Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, Médico e Dentista.

 

Nossos Usuários

1.3 - POPULAÇÃO ATENDIDA POR TIPO DE SERVIÇO E FAIXA DE IDADE

No projeto SADIAS são atendidas adolescentes de 14 á 18 anos incompletos, que estejam matriculados na rede pública de ensino que vêem por procura espontânea ou por indicação judicial. Dentre estes adolescentes, podemos citar que 100 são diretos e 80 indiretos, onde 73 destas famílias são atendidas pelo projeto em suas necessidades.

Estes adolescentes participam de curso profissionalizantes durante os dias de semana, tendo uma complementacão aos sábados, onde participam de outras oficinas e recebem o apoio do projeto com o reforço escolar.

Ainda aos sábados funciona na sede do projeto SADIAS oficinas que são abertas para a comunidade onde participam crianças á partir de 06 anos até os 18 em oficinas escolhidas por eles no início do ano, no horário de 08:00 ás 15:00 onde os alunos recebem café da manhã, almoço e lanche, passando o dia aprendendo e ao mesmo tempo se divertindo, isto porque aos sábados muitas creches não funcionam e este projeto foi criado visando também auxiliar aos pais destas crianças e adolescentes que necessitam trabalhar e não tinham com quem deixar seus filhos, assim eles podem trabalhar despreocupados enquanto seus filhos estão aproveitando a oportunidade para aprender algo novo e fazer novos amigos, ampliar seu leque de amizades.

 

História do Projeto

 ÁREA DE ATUAÇÃO

O projeto SADIAS é desenvolvido na cidade de Petrópolis — RJ, a sede do projeto encpntra-se instalada no bairro Morin, um local de fácil acesso á população que conta com um grande número de ônibus neste bairro, estando ele localizado próximo ao bairro Alto da Serra e ao Centro da cidade se torna um local onde é possível abranger um grande número de adolescentes interessados em participar do projeto. O projeto também recebe alunos de outros bairros como Cascatinha, Bairro Esperança, Estrada da Saudade, Floresta, Alto da Serra e Carangola são os principais.

Os moradores desta comunidade tem um elevado índice de baixa renda, onde cerca de 50% dos responsáveis destas famílias estão trabalhando informalmente, uma média de 10% encontra-se desempregado, 25% são assalariados com carteira assinada e 15% recebe algum tipo de benéfico de seguridade social.